Seca, ainda que moderada, afeta negativamente o estado nutricional de abelhas.
- Guilherme Souza
- 17 de set. de 2024
- 1 min de leitura
A reportagem destaca a importância das abelhas como polinizadoras e como a escassez de água, causada pelas mudanças climáticas, pode impactá-las.
Um estudo da Universidade da Califórnia investigou o efeito da redução de água nas plantas utilizadas por abelhas, como o trevo (Trifolium willdenovii), e se a nutrição diminuída das plantas afeta as abelhas melíferas (Apis mellifera) e os zangões (Bombus impatiens).
Os resultados mostraram que a redução de água nas plantas resultou em menos flores, menos néctar e menor concentração de açúcar, além de menor produção e qualidade de pólen. Isso prejudicou a sobrevivência e o desenvolvimento das abelhas, com menos produção de ovos e abelhas nas colônias alimentadas com uma dieta baseada em plantas com menos água.
O estudo sugere que o manejo de polinização deve focar em melhorar os recursos florais, incluindo a destinação de água para plantas usadas por abelhas ou até a modificação genética das abelhas para adaptá-las a ambientes com pouca água.
Link para a reportagem completa: https://entomologytoday.org/2020/11/05/moderate-drought-conditions-climate-change-bad-bees/
Link para o estudo completo: https://academic.oup.com/jinsectscience/article/20/5/15/5918281?login=true










Comentários