Nutrição adequada fortalece resistência de abelhas contra agrotóxicos e vírus
- Guilherme Souza
- 27 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Em um estudo da Universidade de Illinois, pesquisadores investigaram como o estresse nutricional, infecções virais e exposição a pesticidas afetam a sobrevivência das abelhas. Eles descobriram que a boa nutrição aumenta a resiliência das abelhas frente a esses desafios. O estudo foi publicado no Science of the Total Environment.
Conduzido por Edward Hsieh e o professor Adam Dolezal, o estudo mostrou que, quando as abelhas são expostas a um vírus e pesticidas ao mesmo tempo, a mortalidade aumenta, especialmente se estiverem com uma dieta artificial. No entanto, quando alimentadas com pólen natural e de melhor qualidade, as abelhas enfrentam melhor esses estresses, embora ainda apresentem alguma mortalidade devido à infecção viral.
A pesquisa não sugere que a exposição a pesticidas seja inofensiva, mas mostra que a qualidade nutricional pode atenuar os impactos negativos, oferecendo esperança de que habitats ricos em nutrientes possam ajudar a aumentar a resiliência das abelhas.
O estudo foi financiado pela Fundação de Pesquisa Alimentar e Agrícola e a Campanha de Proteção de Polinizadores da América do Norte.
Link para reportagem completa: https://www.eurekalert.org/news-releases/1058978
Link para o estudo na íntegra: https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2024.175125










Comentários