Abelha anã vermelha se estabelece na Europa pela primeira vez
- Guilherme Souza
- 10 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Cientistas descobriram uma colônia de abelhas-anãs-vermelhas (Apis florea) em Malta, marcando a primeira vez que essa espécie de abelha asiática é encontrada na Europa. Essa descoberta gerou preocupação entre apicultores e ambientalistas locais, devido ao potencial impacto devastador sobre as populações nativas de abelhas.
A abelha-anã-vermelha é conhecida por competir com polinizadores nativos por recursos e pode introduzir doenças às quais as abelhas europeias não são resistentes. Relatórios anteriores mostram que a espécie está expandindo seu território da Ásia para o Oriente Médio e norte da África. Os pesquisadores acreditam que os invernos amenos em Malta e outros países do sul da Europa favorecem a sobrevivência dessa espécie invasora.
A colônia em Malta foi descoberta perto de um importante centro de carga, sugerindo que as abelhas podem ter chegado por meio de um navio comercial. Os pesquisadores enfatizam a necessidade de vigilância e esforços de monitoramento para prevenir a propagação adicional dessa espécie invasora.
Link para reportagem completa em Inglês: https://www.theguardian.com/environment/article/2024/aug/30/colony-invasive-red-dwarf-honeybee-first-time-europe










Comentários